Vídeo em Destaque

+ Mais videos

Enquete

LULA SERÁ PRESO?
Crônicas do Imperador
na Rede

UMA MOÇA CHAMADA FRAUDE

Quarta feira, 18 de Maio de 2011
UMA MOÇA CHAMADA FRAUDE

Eu falo sobre a burrice para todos os meus amigos e muitas pessoas me chamam de esnobe; elas pensam que eu quero mostrar algum tipo de superioridade, principalmente quando se trata de lingüística, fonética e escrita; mas não é nada disso!

Eu também cito que devemos nos comunicar desde o zelador do prédio até o Presidente da República e não que isso determine quem é o melhor ou o pior, porque até pouco tempo tínhamos como gestor nacional um homem que sequer concluiu o segundo grau com louvor e provou ser, pelo menos, um razoável presidente, enquanto muitos com pós-doutorado sequer chegaram ao mínimo por ele feito!

Quando eu cito a burrice, costumo dizer que ela me causa medo, aliás, pânico; porque se ela for contagiosa e crônica estarei perdido! Tradicionalmente podemos traduzir a burrice também como um equívoco, mas na verdade “equívoco”, da forma que tradicionalmente falamos é quando erramos “involuntariamente”; quando alguém se presta ao papel de escrever para alguém de maneira pública, deve ter, pelo menos, o cuidado de tentar escrever correto. Quando se trata de uma fraude, um ilícito que precisa induzir alguém ao erro e que conhecemos como estelionato, o criminoso “PRECISA” ser no mínimo inteligente, preciso e convincente, porque senão, a probabilidade de alguém acreditar em sua armadilha será mínima! Ao mesmo tempo em que afirmo que quem cai neste tipo de engodo ou estratagema, é infinitamente mais burro do que o próprio asno quem o criou!

Observem o e-mail que eu acabei de receber, supostamente dos cartões de crédito Visa, atribuído ao Banco do Brasil. O título do e-mail é “Carlos Henrique Mascarenhas Pires” e no campo primário de remetente aparece “Recadastramento”. Aqui eu já detecto duas anormalidades para um estelionatário profissional. A mula que criou este e-mail deveria estar pastando em algum lixão brasileiro quando teve esta infeliz idéia. Primeiro que no campo do assunto, ou título, nenhuma empresa séria colocaria meu nome; depois que no campo “De:” ou remetente, nenhuma empresa séria colocaria o título do e-mail. Se fosse do banco do Brasil, que não manda e-mail para ninguém, aliás, nem o Banco do Brasil nem qualquer outro banco o cartão de crédito, o remetente seria Banco do Brasil e o assunto, recadastramento.

Agora observem o corpo (texto) do e-mail:

Prezado (a) Cliente: Carlos Henrique Mascarenhas Pires
A sua confiança e parceria nos motivam a evoluir sempre mais, para tal estamos concluindo o processo de recadastramento dos cartoes VISA. E para concluir o processo o mais rápido possível, nossa equipe de atendimento está disponibilizando a atualização obrigatória dos seus dados cadastrais. Caso discorde esse e-mail do VISA, dirigase al uma agencia mais proxima e regularize seu cadastro. Clique em seu e-mail para começar.
mascarenhaspires@gmail.com
© 2011 Banco do Brasil. Todos os direitos reservados.
 

A mula que escreveu é preguiçosa; resolveu poupar tempo e colocou o início de forma genérica, para servir tanto para homem, quanto para mulher. Este é outro erro grave, porque os e-mails que são enviados, depois de autorizados, vêem com a grafia do nome do solicitante, apenas isso.

Depois o jegue escritor, com bulimia, comeu o “til” de “cartões” e enfeitou uma frase idiota que inicia a mensagem; uma destas frases ridículas que somente enganam os analfabetos de pai, mãe e parteira.

Outra anomalia cerebral do muar criminoso; esta besta humana informa que “a equipe de atendimento está disponibilizando a atualização obrigatória de meus dados cadastrais”; depois ele, o jumento criminoso, diz que “caso eu discorde daquele e-mail, para que me “DIRIGASE” “AL” uma agência mais “PROXIMA” para regularizar o cadastro. Nesta fase o animal acéfalo que deseja ser criminoso abusou de minha capacidade de raciocinar; “dirigase” era na verdade “dirija-se”; em “al” era para ser somente “a” e o acento agudo de “próxima” a mula deu para a sua mamãe comer!

Por último este invertebrado da classe dos insetos pede pare que eu clique em meu e-mail para concluir o processo. Meu São Francisco de Assis! Toma conta desta mula com alma penada que pensa que é gente! – Qual é a empresa justa e proba que necessite de qualquer confirmação por formulário virtual que pede uma confirmação, seja ele qual for; num campo encima de um e-mail pessoal?

Os quatro e-mails que eu recebi desta mesma mula me chegaram por caminhos diferentes, ou seja; ele mandou uma mensagem para cada um dos e-mails que utilizo para uma finalidade específica e nenhum deles é meu e-mail pessoal cadastrado em meu banco, que por acaso não é o Banco do Brasil. Dois destes e-mails foram criados para receber notícias de uma espécie de agência de notícias chamada Max Press, que por sua vez vende este cadastro para um bando de outras agências responsáveis por spams e outros lixos nocivos.

Para se ter uma idéia de quem pactua com este tipo de asno, até organismos do Governo Federal figura numa lista imensa de empresas que pagam a estas agências de comunicação para divulgarem seus produtos idiotas; agências e empresas que há mais de um ano eu insisto em pedir para que retirem meus e-mails de suas listas de distribuições de mailings sem nenhum mínimo sucesso. Ao contrário de encerrarem o envio destes lixos nocivos, gente como o Presidente do IPEA, organismo do Governo, zomba em respostas ridículas que me tentam convencer de que o teor é útil para todos!

Somente esta semana um tal de MARCOS MORENO do DEPTO COMERCIAL da BRANDÃO PRODUÇÕES LTDA ou B.P.A. LOCAÇÕES DE EQUIPAMENTOS E ESTRUTURAS LTDA, me mandou mais de 20 e-mails para me oferecer estruturas metálicas. – Aonde ele conseguiu meu e-mail? Com certeza nestas listas de distribuição criminosa que circulam na grande rede.

No final os senhores verão algumas das empresas que insistem em desrespeitar a vontade de quem não deseja mais receber seus lixos eletrônicos, enviando milhões de mensagens completamente idiotas todos os dias para milhões de usuários. São estas empresas que aumentam o risco de você cair numa armadilha como a da mula analfabeta!

Apenas para complementar a minha teoria do e-mail que chegou hoje, o da mula manca analfabeta, quando eu passo o cursor do mouse encima do e-mail de quem enviou aparece visadobrasil@mail.com.br; se fosse do Banco do Brasil apareceria “@bb.com.br”, se fosse do Visa, apareceria “@visa.com.br”; @mail.com.br é um domínio particular que já está sendo rastreado, da mesma forma que a origem deste e-mail, para a devida visita policial, bem como ação judicial para todas as empresas que citei neste texto.

Com relação aos SPAMS tradicionais; aqueles que tentam te convencer de comprar alguma coisa, ou ainda os que afirmam te levar uma mensagem necessária (para eles), eu tenho a seguinte convicção: se todas as empresas e organismos, indiferentemente de onde estejam ou a quem pertençam, resolverem mandar cartas pelos correios com todo o conteúdo daquilo que oferecem ou fazem, teríamos que fundar, pelo menos mais seis empresas de correios como a que já existe. Se o conteúdo de lixo eletrônico que somente eu recebo de empresas que contratam outras para fazê-lo, fosse de papel comum; eu teria que contratar um funcionário apenas para receber tais porcarias, porque o volume é desmesurado!

Quando a mula analfabeta diz em seu e-mail bomba que caso você desconfie do e-mail que é para procurar uma agência; ele não somente quis ganhar sua confiança, mas também apostou no óbvio, que nenhuma agência bancária brasileira está capacitada para lidar com este tipo de crime. Quando você procura qualquer gerente e denuncia tal disparate, com certeza ele lhe dirá: - Nossa! Que absurdo! E nada mais poderá fazer por você...

Muito cuidado com os e-mails que você recebe diariamente; muitos chegam com disfarces incríveis, mas são os feitos por criminosos com pós-doutorado e não este tipo, o escrito (muito mal) da mula louca analfabeta. Mandem todos os e-mails para o setor de segurança de quem supostamente lhe enviou e guarde comprovação de envio, porque pertence aos bancos e aos cartões o devido cuidado com a segurança de seus sistemas, salvo se você permanecer vulnerável e assumir o risco. Este que acabou de chegar eu já encaminhei para a segurança do Visa e do Banco do Brasil; eles têm uma maior capacidade de rastreá-los e formalizar denúncia criminal para os responsáveis, muito embora eu também saiba que não dará em nada!

Há outro e-mail suspeito que cai todos os dias em minha caixa de mensagem, que supostamente é enviado pelo Bradesco; a imagem gráfica é perfeita; os dizeres são clássicos e as informações são quase perfeitas. Não fosse o nome do titular estar relacionado a uma conta já encerrada há anos eu ficaria em dúvida. Também há a questão do domínio; neste caso que envia é infoemail@infobradesco.com.br. O domínio infobradesco.com.br pertence ao banco Bradesco...

Já os spams que chegam; acaso os incomodem, encaminhe a sua insatisfação para as empresas e caso eles não cessem, ingressem com ações judiciais contra todos; obviamente guardando os e-mails e suas reclamações. Se todos fizessem isso e juntos comecemos a divulgá-las numa lista negra ou através das redes sociais, poderemos contar que menos pessoas farão negócios com elas.  Estas empresas precisam sentir nos bolsos o peso do significado de enviar spam; certamente tudo isso mudaria e elas iniciariam um enquadramento numa postura mais ética e mais responsável!

A maioria dos endereços de e-mail é grátis; qualquer quadrilheiro pode gerar um, dez ou mil endereços. Qualquer insano ou criminoso pode registrar um, dez ou mil domínios na internet e isso é perigoso! O Comitê Gestor de internet no Brasil tenta fazer uma campanha mais rígida acerca de barrar domínios suspeitos, mas a criatividade criminosa é maior do que a regras e não lei que determine preceitos mais severos para quem utiliza este tipo de artifício.

Voltando ao e-mail do criminoso analfabeto, o domínio “mail.com.br” pertence a Inside Sistemas de Informação Ltda, CNPJ: 0741384540001-60; o domínio está hospedado na Locaweb, uma das empresas tradicionais de hospedagens e o responsável que consta nos arquivos do CGIB é Charles Miranda (charles.miranda@gmail.com). A dúvida é: - Será que esta pessoa ou esta empresa tem ciência da utilização de seu domínio para fraudes? Será que esta empresa e pessoa são verídicas?  Ou será que outra pessoa está se aproveitando destes dados para fraudar e prejudicar outro inocente? Quando digitamos www.mail.com.br nada aparece e isso é no mínimo suspeito, pois o domínio foi criado em 10 de fevereiro de 2008. Todas as respostas somente a polícia poderá informar e isso será feito em breve!

Pelo sim e pelo não o melhor mesmo é não abrir nenhum e-mail, seja do banco, de cartões de crédito, Receita Federal ou qualquer outro mecanismo público ou privado que desperte muito interesse dos curiosos, porque a surpresa pode ser mais do que desagradável e você poderá pagar um preço alto pela distração ou curiosidade. Procure o suposto emissor pessoalmente e caso detecte a fraude, registre queixa policial. Exija o Boletim de Ocorrência, pois isso poderá lhe servir de prova no futuro.

Muitos podem perguntar: - porque na ilustração de um texto sobre spam e fraude aparece uma moça de bunda bonita? A minha resposta é simples: - Assim como eu acredito que o diabo não existe, mas se existisse jamais seria feioso e cheirando mal, o spam e a fraude são iguais; ninguém abriria um e-mail cujo título fosse: VOU TE ROUBAR; tanto o diabo, quanto a mensagem de fraude ou spam precisa mexer com sua curiosidade e suas fraquezas; cuidado com todos eles!

01) Americanas.com
02) Landliz Tradução e Interpretação
03) Elegance Vinhos
04) Mercado Livre
05) Muchuloco.com.br
06) Cortacontas.com.br
07) Descontosurbanos.com.br
08) MkT internet.com.br (campeã de abusos)
09) Balão da Informática (campeã de abusos)
10) Editora Livro Novo
11) Plaxo Rede de Relacionamentos (cuidado com este, pois vem cheio de vírus)
12) Jornalista Fernanda de Oliveira Moreira Grossi da Assembléia Legislativa de Minas Gerais
13) Kmisetas.com.br
14) Aprova Concursos.com.br (distribuído pela MKT)
15) Clube Náutico Formiguense
16) Programa Luz para Todos do Ministério das Minas e Energias
17) Jornalista Carmem Barreto (Escrituras Editora)
18) CDI Comunicação Corporativa
19) Link Comunicação Empresarial
20) Faculdade ENEB
21) Technos Impressão Digital
22) IPEA

23) Vereador Sérgio Fernando PHS de Belo Horizonte - MG
24) Jornalista Raquel Dellarini Winter
25) Emporium Marques Decorações
26) Nathália Monteiro dos Santos (Kekanto)
27) Pimaco
28) Jornalista Pedro sardinha Pinto
29) Andrea Elbert Ilustrações
30) Rosas Arrais Comunicação
31) Insider2.com.br
32) Arquiteto Paulo Nino
33) Jornalista Carol Chichetti da ML & A Comunicações
34) Defensoria Pública do Estado de São Paulo (um dos mais chatos)
35) Universidade Anhembi Morumbi
36) Marcos Moreno - da BRANDÃO PRODUÇÕES LTDA.
37) Escrituras Editora

Estes 37 primeiros apontados são referentes às mensagens que eu recebi em um único mês e que estão devidamente guardados como provas através de Ata Notarial, inclusive os meus reiterados pedidos de remoção de suas listas de SPAM. Tenho certeza que esta lista ainda terá inúmeros outros nomes e personagens que serão adicionados; à medida que forem chegando mais, infelizmente, terei que acrescentar e publicar.


Carlos Henrique Mascarenhas Pires



Comentários 5

Tudo

Segunda feira, 10 de Agosto de 2015, às 19:25
Parece que seria desnecessário este tipo de aviso, mas as pessoas são muito mais ingênuas do que pensamos.

Denio Costa

Domingo, 07 de Agosto de 2011, às 12:35
Tbem estranhei o comentario do MALADIRETA...mto ingenuo ou mal intencionado.. Qdo o objetivo e´ o envio de virus, o link para tal pode estar exatamente no campo normal e inocentemente usado para cancelamento do spam.. Nao sugiro ao MALADIRETA que estude ou se prepare melhor p dar sua opiniao, apenas que pense um pouquinho antes..

José Francisco de Arruda

Sábado, 18 de Junho de 2011, às 13:41
Observem o comentário do Mala Direta! A figura que não tem nome, não deixa dúvida que é de fato um "mala". Uma destas pessoas citadas pelo autor do texto que tanto nos incomoda, como ele próprio diz. O mala deve ser um falsário desavergonhado, que defende o spam e não deixa seu e-mail para teste! -Sai Mala sem alça!

MalaDireta

Sábado, 18 de Junho de 2011, às 02:31
Pra que essa estragar um artigo tão bem escrito, com essa enorme demonstração de sabedoria? 90% das malas diretas que foram listadas podem muito bem ser removidas/canceladas sem muita dificuldade. No rodapé a maior parte delas possuem algo mais ou menos assim "Se você desejar não mais receber nossas superofertas clique aqui." Eu detesto spam tanto quanto qualquer pessoa, todavia não saio por ai atirando pedra pra tudo quanto é lado. De qualquer forma foi uma forma bem agradável de encerrar o assunto, nem tanto pela sua extrema inteligência, mas pela irônia da coisa. Mas fico feliz em saber que ainda tem pessoas mais inteligentes do que os phishers brasileiros, não que isso seja muito mérito. Espero que da próxima vez que for listar empresas que praticam spam o senhor tenha o cuidado de estudar e se preparar de forma correta. Assim evita o uso de tanta sabedoria no mesmo artigo ¬¬"

zumbaia

Quinta feira, 02 de Junho de 2011, às 15:12
MUITO, MAS MUITO BOM SUA RESENHA, EU TODO SANTO DIA, RECEBO EMAILS DESTE TIPO, MAS MESMO ASSIM, TEM TANTO O ASNO QUE ENVIA, QUANTO MUITA GENTE SEM INFORMAÇÃO QUE AINDA CAI NO GOLPE....FAZER O QUE...SE PENSAR BEM, SOMENTE PESSOAS COM BOM SENSO, IRÃ LER SUA RESENHA, PODERIA VER SE ELA PODE SER ENVIADA A OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. CONTINUE ENVIANDO..E CONTINUAREI LENDO AS RESENHAS.



Nossos Parceiros

© Copyright 2011 - Crônicas do Imperador. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento de sites