Vídeo em Destaque

+ Mais videos

Enquete

LULA SERÁ PRESO?
Crônicas do Imperador
na Rede

OBRIGADO MARROCOS

Domingo, 16 de Outubro de 2016
OBRIGADO MARROCOSOBRIGADO MARROCOSOBRIGADO MARROCOS

(de Tanger - Marrocos) Conta o ditado que tudo que é bom, sobretudo os roteiros turísticos, deve ser repetido. Ano passado a Expedição Brasil Rodando o Mundo saiu de Belo Horizonte e foi para a Europa comigo, Edson Luiz Pereira, Geonílio Vieira Rocha e Gilberto Gonçalves Braga; e nosso roteiro foi tão bom e tão barato, que resolvi repetir alguns trechos esse ano, mas ao invés de levar somente amigos, levei também minha filha Mariana e minha Esposa, Cristina, ambas na 8ª expedição.

Na composição da turma, Amanda Cristina Ferreira, médica, 2ª expedição (Chile, Portugal); Fátima Salette de Matos Guerra, empresária, 1ª expedição; Rosemary Aparecida de Oliveira, comerciária, 1ª expedição; Luidson Leite Pires, bancário, 5ª expedição (Uruguai, Chile, Argentina, Peru); e Laila Cunha, nutricionista, 1ª expedição. A Cia aérea, TAP, que na ida disponibilizou um A330-200 com poltronas apertadas e sujas; e como sempre, uma tripulação ranzinza, antipática e seca. Por que escolher a TAP? – Preço, somente por isso!

No roteiro desse ano, Portugal, Espanha e Marrocos; ou seja: faríamos dois continentes e três países.

Atravessamos o Atlântico em voo direto de Belo Horizonte à Lisboa. Pousamos em Lisboa às 6:45h do dia 15 de outubro; e depois que passamos pela imigração e controle aduaneiro, era a vez de receber o carro na Europcar. Nessa expedição com 8 pessoas, escolhi o Mercedes Vito manual movido a gasoil. Para minha surpresa, um carro robusto, estável, potente, confortável e espaçoso.

O OBJETIVO: sai de Lisboa e chegar em Algeciras, Espanha, via Rodovia A6. São 625 km de ponto a ponto, com parada para o almoço em Mérida; e outras paradas programadas em Sevilha e Jeres de la Frontera. Chegamos em Algeciras, no Hotel Mirador del Estrecho por volta das 19 horas, horário local; e fomos jantar para dormir, pois no dia seguinte, teríamos que passar o Estreito de Gibraltar para chegar no Marrocos.

As 6:00h a turma toda já estava acordada. Fomos ao porto para atravessar Gibraltar de Ferry-Boat. Chegamos em Tanger MED por volta das 9:30h; e depois dos controles de entrada na África, apanhamos um taxi (10 Euros por pessoa), e fomos ao belíssimo Hotel Continental, um dos mais desejados do Marrocos, por causa de sua importância no passado.

Contratamos os serviços de um guia local (Mohamed +2676135418); um sujeito muito gente boa, honesto e gentil, que nos conduziu por vários locais, inclusive as Cavernas de Hércules, onde segundo a lenda, Hércules separou Europa da África; e um farto passeio pelo Kasbah, ou Medina, como eles gostam de dizer. À noite, bebemos vinho marroquino na ampla varanda do Continental, olhando o luar e o mar a nossa frente.

Anotem aí! Tanger MED é uma belíssima cidade, que combina muito bem o moderno, com vários hotéis 5 Estrelas bem barato, cassinos e restaurantes de nível internacional; e uma Medina de 1000 anos muito bem administrada e conservada. As Cavernas de Hércules têm datação de 4500 anos AC; foram esculpidas pelos antigos fenícios; e está no meio de condomínios modernos, mas o Rei Mohamed VI determinou a máxima conservação do sítio, que está sempre lotada de turistas e a entrada é gratuita.

Quem chega em Tanger MED se espanta! Tanger MED é a região portuária; mas onde ficamos hospedados é em Tanger Ville; e de uma para a outra, são mais 60km. Portanto, quando quiser conhecer Tanger, pesquise também por Tanger Ville...

No dia 17 de outubro, fomos todos a Gibraltar, Inglaterra; um paraíso incrustrado numa rocha, dividindo o Atlântico do Mediterrâneo. Uma belíssima cidade fortificada, com mão inglesa, ônibus e cabine telefônica vermelhos; e tudo mais que lembra Londres, inclusive a moeda: Libra esterlina. Gibraltar é um paraíso para compras de eletrônicos, bebidas e cigarros, porque não cobra impostos; então, está cheia de gente elegante, rica e educada, comprando tudo das 9:00h às 21:00h.

E assim compusemos nosso primeiro destino; nossa primeira etapa da Expedição Brasil Rodando o Mundo, com destaque máximo para Tanger MED, no Marrocos. Como disse minha esposa, dormir na África é algo muito, mas muito destacado e mágico; algo tão inusitado que fica para sempre marcado na vida de qualquer um; inclusive na minha vida, que já estive lá outras três vezes!

Nessa primeira etapa, mesmo com muito cansaço, trafegamos bem, pois todas as rodovias que programamos passar, são pedagiadas e muito bem conservadas. Cumprimos bem nosso objetivo; e a próxima etapa será em Ronda, na Espanha. Ronda é uma cidade que eu não conheço; e por esse motivo, pelas fotos e pela história que li, estou muito apreensivo por conhece-la...

Então, até Ronda!

 

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

 

DESABAFOS e ELOGIOS:

TAP – Companhia Aérea que hoje é administrada pela AZUL; e como são distintas. Eu sou apaixonado pelo atendimento da Azul, mas a TAP a cada ano me decepciona mais. Posso afirmar que dificilmente voltarei a voar pela TAP.

HOTEL MIRADOR – Algeciras – Espanha: Já fiquei nesse hotel outras três vezes e sempre fui muito bem tratado, mas dessa vez, um tal de Eduardo, rude e incivil; um garçom do hotel, tratou a todos com rispidez no restaurante. A comida estava péssima! Mirador nunca mais!

POLÍCIA DE IMIGRAÇÃO MARROQUINAShow de atendimento! Rápidos, sérios e educados.

HOTEL CONTINENTAL – Tanger MED – Marrocos: Atendimento VIP, nota 10. Gente educada, gentil e prestativa!



Comentários 0



Nossos Parceiros

© Copyright 2011 - Crônicas do Imperador. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento de sites