Vídeo em Destaque

+ Mais videos

Enquete

LULA SERÁ PRESO?
Crônicas do Imperador
na Rede

192 e 193 - NÚMEROS QUE SALVAM VIDAS

Terça feira, 19 de Dezembro de 2006
192 e 193 - NÚMEROS QUE SALVAM VIDAS

Com certeza os números 192 (SAMU) e 193 (Bombeiros) ajudam manter milhares de vidas no Brasil todos os anos. Os profissionais de compõem os quadros do SAMU e Corpo de Bombeiros Militares de todos os estados brasileiros são de fato heróis destemidos que ganham pouco e arriscam suas próprias vidas para tentar manterem vivas pessoas que jamais viram.

O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atende pelo telefone 192, em todo território nacional e é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em caso de emergência. O serviço funciona 24 horas em muitas cidades brasileiras, segundo o Governo Federal, em todas as cidades de grande e médio porte, e suas equipes são compostas de profissionais de saúde, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e saúde metal dos brasileiros. O SAMU foi criado em 2003 está presente em 18 estados do Brasil e atende 50 milhões de habitantes.

Este serviço veio substituir o antigo serviço de 192 Ambulância que só existia no papel mas que na verdade não funcionava pois as ligações eram destinadas para hospitais próximos e nunca havia profissionais ou ambulâncias para o atendimento. Na década de 80 o serviço 102 chegou a ser chamado de Ligue Táxi pois sempre que alguém pedia o serviço o atendente dizia que não havia condição de busca e oferecia um telefone de um taxista amigo para prestar o socorro, e é claro, receber pelo serviço.

Recente, conversando informalmente com o Prefeito de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, José Raimundo, ele me informou que naquele município existem quatro unidades móveis e o atendimento é rápido e eficiente e já ajudou milhares de vítimas de traumas desde a implantação na cidade. José Raimundo cita ainda que é um dos pontos altos da sua administração o socorro imediato às pessoas necessitadas e espera que tal serviço receba ainda mais ambulâncias e possa atender a 100% de quem a requisite.

Já o Corpo de Bombeiros Militares é uma espécie de organismo pertencente a Polícia Militar dos estados que tinha por finalidade inicial o apagamento de incêndios mas que tomou para si uma parte importante dos problemas brasileiros. Os milhares de homens dos corpos de bombeiros das 27 unidades da Federação deixaram de somente apagar fogo para prestarem também o serviço de remoção a vítimas de acidentes e em muitos lugares, presta o serviço de Defesa Civil em áreas alagadas e com probabilidade de desabamento.

Os homens de uniforme cinza azulado com detalhes vermelhos são soldados da Polícia Militar e ocupam os mesmos postos (de Soldado e Coronel) mas que possuem viaturas especiais ficadas basicamente para o combate a incêndios. Nos últimos anos cresceram o número de viaturas ambulâncias que prestam o mesmo serviço que o SAMU no Corpo de Bombeiros e os soldados que já eram heróis pelos feitos de combate a incêndios e por conseqüência por salvarem vidas humanas e animais, preservarem florestas e ajudarem a manter a ordem urbana, agora ganhou o status de Anjos do Asfalto, por atenderem às vítimas de acidentes graves nas ruas da maioria das cidades brasileiras.

Por estes e outros tantos feitos desempenhados pelos profissionais do SAMU e Corpo de Bombeiros Militares do Brasil inteiro, por suas dedicações constantes à causa humanitária e pelo empenho diuturnamente a preservação da vida em troca de tão baixos salários e muitas vezes sendo humilhados por uma população néscia com trotes telefônicos, é que eu “tiro o meu chapéu” e desejo vida e saúde a todos destes organismos imprescindíveis para todos os brasileiros, ricos e pobres, e sem procuração mas com o sentimento de ser brasileiro contribuinte é que digo:

-Viva aos verdadeiros heróis brasileiros!

 

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

 

 



Comentários 0



Nossos Parceiros

© Copyright 2011 - Crônicas do Imperador. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento de sites